Novo Volkswagen e-Delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico fabricado no Brasil; saiba detalhes - Sindicombustíveis

Comunicação

| Clipping

Novo Volkswagen e-Delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico fabricado no Brasil; saiba detalhes

13/07/2021

 - 

Fonte: Portal FolhaPE - Economia

A Volkswagen lançou nesta terça-feira (13) o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e fabricado em série no Brasil, o e-Delivery.
O caminhão chega aos concessionários ainda nesta terça em todo o país. Com baterias de 600v, o elétrico tem uma autonomia para rodar até 250 km.
São duas versões: e-delivery 11 toneladas ou 14 toneladas. O caminhão tem duas opções de baterias com três ou seis packs de baterias que rendem até 250 quilômetros de autonomia.

O e-Delivery tem preço que pode variar conforme a configuração. Para carroceria 4x2 com três packs de baterias e autonomia de 110 quilômetros, o valor parte de R$ 780 mil.

Já a versão 6x2, com seis packs de baterias que dão autonomia de até 250 km, o custo é de R$ 980 mil.

O motor tem uma potência de 408 cv. Sobre o carregamento das baterias, é possível recarregá-las até 80% de capacidade em 45 minutos, a depender da configuração da bateria e do carregador.

O caminhão também chega com a tecnologia de regeneração das baterias. É possível utilizar cerca de 43% da energia da frenagem para ser acumulada nas baterias e maximizar o alcance do veículo.

O caminhão 100% elétrico chega como um novo conceito de mobilidade. Com a suspensão traseira pneumática é possível dar mais conforto à carga transportada. Além disso, o levantamento do eixo traseiro é elétrico.

Além disso, há duas opções de entre eixos: 4x2 ou 6x2. Do lado de dentro, a VW colocou um interior renovado. No meio do painel, há um visor digital que mostra funções e informações sobre o caminhão.

O caminhão 100% elétrico foi apresentado pela primeira vez na Alemanha no ano de 2017. O caminhão chega com suspensão pneumática, que deve ajudar os caminhões a lidar com os difíceis asfaltos brasileiros.

No primeiro semestre deste ano, o setor de caminhões surpreendeu e fechou o período com a maior produção desde 2014. O favorecimento do setor é devido ao bom desempenho do agronegócio e do e-commerce, segundo informa a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A pré-venda já está aberta para aquisição dos caminhões.

Pedidos:

Durante o lançamento dos caminhões, a VW anunciou algumas empresas que fecharam parceria para adquirir o caminhão 100% elétrico, como Ambev, Coca-Cola e JBS.

Veja mais